Procurar no site


Contatos

Portaldabalada

E-mail: luciano.domingos.ldc@hotmail.com

Tags

Vítimas dizem que motorista estava ‘distraído’ quando colidiu com trem

13-08-2010 05:12

Segundo bombeiros, 20 pessoas ficaram feridas; três em estado grave.
Outras testemunhas, no entanto, disseram que trem não respeitou sinais.

 

O acidente com um ônibus e um trem de carga, na quinta-feira (12), em Nova Iguaçu, na Baixada Fluminense, poderia ter sido evitado pelo motorista. É o que garantem os irmãos Ederson de Freitas, de 28 anos, e Carlos Henrique, de 30, que ficaram feridos na colisão. Segundo eles, o condutor estava “distraído” quando houve o choque.

Veja as fotos do acidente


“O ônibus chegou a parar antes da linha férrea para deixar alguns passageiros no ponto, em seguida ele deu partida. Eu estava na parte de trás e um passageiro alertou o motorista sobre o trem, mas ele não percebeu porque estava conversando com outro passageiro”, contou Ederson.

Acidente aconteceu por volta das 19h, numa passagem de nível na Estrada Luiz Lemos, no bairro Miguel Couto

Acidente aconteceu por volta das 19h, na Estrada Luiz Lemos, em Nova Iguaçu  (Foto: Rodrigo Vianna / G1)


O acidente aconteceu por volta das 19h, numa passagem de nível na Estrada Luiz Lemos, no bairro Miguel Couto. Segundo o tenente-coronel Evandro Bezerra, comandante do Corpo de Bombeiros de Nova Iguaçu, o ônibus tombou após ser atingido pelo trem na parte traseira, e rodou mais de quatro vezes no chão antes de parar. Cerca de 20 pessoas ficaram feridas, entre elas três em estado grave.

Ederson e Carlos Henrique de freitas ficaram feridos no choque entre ônibus e trem em Nova IguaçuEderson e Carlos Henrique ficaram feridos
no choque entre ônibus e trem em Nova Iguaçu
(Foto: Rodrigo Vianna / G1)

“As primeiras informações são de que o motorista não teria visto a aproximação do trem de carga, apesar da sinalização visual que há no local. O que ocorreu foi que o ônibus foi abalroado pelo trem e a consequência foi esse número de feridos, mas felizmente não houve nenhum óbito”, explicou o comandante.

Com ferimentos na cabeça e no braço, o pintor Ederson de Freitas disse, ainda, que os bombeiros chegaram logo após o acidente. Moradores também ajudaram no resgate das vítimas. É o caso de Joilson de Couto Schuina, que presenciou o momento da colisão. Ele contou que o motorista do ônibus reduziu a velocidade, mas não conseguiu evitar a batida.

"Eu moro aqui há 36 anos e essa não é a primeira vez que acontece um acidente desse tipo. Eu mesmo já sofri uma acidente com trem aqui em Boa Esperança, bairro de Nova Iguaçu. No acidente desta noite, eu estava no carro quando vi o ônibus sendo atingido pelo trem na parte de trás. O ônibus virou mais de quatro vezes e eu corri para tentar ajudar", disse Joilson.

Um rapaz gritou ‘olha o trem, olha o trem’, mas ele não ouviu."
Maicosuel Souza

Já Maicosuel Souza, de 19 anos, que também estava no ônibus, contou que o motorista estava em alta velocidade e que também não viu o trem: “O motorista estava acelerado. Um rapaz gritou ‘olha o trem, olha o trem’, mas ele não ouviu. Eu estava em pé e me preparava para saltar, quando veio a batida”, disse o rapaz, com ferimentos na perna.

O Corpo de Bombeiros e peritos do Instituto de Criminalística Carlos Éboli (ICCE), que também estiveram no local do acidente, afirmaram, no entanto, que ainda não há informações sobre as causas do acidente. Os agentes colheram informações e tiraram fotografias. O laudo, de acordo com os peritos, deve ficar pronto em 30 dias, e depois será encaminhado para a Polícia Civil.

"Eu já apurei as primeiras informações em relação às avarias do ônibus e agora estamos com o auxílio de um tacógrafo tentando levantar as informações sobre possível frenagem e a velocidade do ônibus antes do acidente. Ainda não dá para dizer de quem foi a culpa. Após os exames, será possível saber inclusive se o veículo freou ou não antes da colisão", disse o perito André Couto.